1) DEFINA OS SETORES DO SUPERMERCADO: Disponha os produtos em gôndolas definidas por categorias e exposto de forma simples, com facilidade de visualizar o produto. Ao definir os setores, o supermercado possibilita que os clientes circulem de forma mais assertiva, facilitando que eles encontrem os produtos com mais facilidade.
2) CONHEÇA OS MODELOS DE ORGANIZAÇÃO E INSPIRE-SE: Existem alguns padrões que são seguidos por várias empresas do segmento — e, se “dão certo”, vale a pena se inspirar! Por exemplo, organizar uma pilha de um produto promocional no meio do corredor, para o cliente perceber a grande oportunidade de compra. Manter os perecíveis em áreas arejadas e mais vistas, assim, há mais garantia de compra e menos produtos estragando rapidamente. Manter os setores semelhantes, próximos uns aos outros.
3) FACILITE A BUSCA DO CLIENTE: Um supermercado mal distribuído e desorganizado, aumenta muito as chances dos clientes saírem, sem nem mesmo, conseguirem achar os produtos, se sentindo frustrados. Lembre-se: o supermercado não pode ser uma fonte de estresse, onde a circulação é difícil.
4) IDENTIFIQUE OS PONTOS DE CIRCULAÇÃO: Distribua placas grandes na parte de cima e na entrada das gôndolas com o nome do setor pertinente. É preciso incentivar os consumidores a circularem e comprarem mais, mas isso deve ser feito de forma natural. Forçar que o cliente ande muito ou perca muito tempo até encontrar o que procura pode causar um efeito reverso.
5) DEFINA AÇÕES ESTRATÉGICAS NAS DEMAIS ÁREAS: Todas as ações acima, são importantes para estimular as vendas. Porém, mais do que isso, é necessário que outras ações estratégicas sejam realizadas, como: atendimento ao cliente, comodidade, diversificação de produtos, preços competitivos, entre outros.